Pelo segundo ano, devido à pandemia do coronavírus, mantiveram a tradição dos tapetes de sal de Corpus Christi de São Gonçalo com exibição virtual. Após a Santa Missa, essas obras foram exibidas nas redes sociais da Arquidiocese de Niterói e no site: https://arqnit.org.br.
Considerado desde 2005 como o maior da América Latina, com cerca de dois quilômetros de extensão, o tradicional tapete de sal de Corpus Christi de São Gonçalo é Patrimônio Público Cultural e Religioso do município, levava às ruas da cidade mais de 50 mil pessoas desde a confecção até a celebração da missa e da procissão.
Em 2019, último tapete físico antes da pandemia, a montagem dos tapetes se iniciou na tarde da véspera e durou toda a madrugada. Foram criados 260 ornamentos nas duas das principais vias do Centro: as ruas Coronel Moreira César e Nilo Peçanha. Segundo estimativas da igreja, 10 mil pessoas participaram da iniciativa.
Os tapetes de rua são uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica, confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, pedras , farinha, areia, flores e outros acessórios.
A tradição da confecção do tapete surgiu, segundo consta na Wikipédia, em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Mas, há quem diga que os tapetes de sal comemorativos vieram da Bélgica, como afirma o padre André Siqueira, responsável pela organização do evento em São Gonçalo:
— A tradição do tapete de Corpus Christi nasceu na Bélgica, no século XIII, e depois se espalhou pelo mundo, chegando no Brasil com os colonizadores portugueses. Em São Gonçalo, nós o fazemos desde 1995. Tornou-se uma das principais tradições da cidade.
Solenidade de Corpus Christi ou Corpus Domini (expressão latina que significa Corpo de Cristo ou Corpo do Senhor), e generalizada em Portugal como Corpo de Deus, é uma comemoração litúrgica das igrejas Católica Ortodoxa, Católica Apostólica Romana e Anglicana (esta última, até 1548) que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho. No Brasil é um feriado.
Localização: Tradicionalmente da Rua Coronel Moreira César, no bairro Zé Garoto, indo até a Rua Nilo Peçanha, altura do Clube Mauá, no Centro. Este ano pelo site https://arqnit.org.br.
Texto retirado dos sites: Correio do Brasil, Câmara Municipal de São Gonçalo, Wikipédia e O Fluminense.
Imagens extraídas dos sites: Prefeitura Municipal de São Gonçalo e Território Gonçalense.
Links:
Commentaires