top of page

EFM - Estação Neves


A Estação Neves, situada no município de São Gonçalo, foi construída na gestão de Nilo Peçanha, então Presidente da Província do Rio de Janeiro, no intuito de integrar a Estrada de Ferro Maricá à malha da então Linha do Litoral da Estrada de Ferro Leopoldina visando o escoamento da produção salina da Lagoa de Araruama e produtos agrícolas da Região dos Lagos para Niterói. Os principais produtos transportados nessa época eram café, fumo, milho, açúcar, aipim, abacaxi, laranja, farinha de ostra, pescados e sal.


A partir de 1º de setembro de 1899, era da estação de Neves que saía o ramal rumo a Maricá. Estava localizada à beira mar, com os escritórios e instalações para passageiros e cargas. Por muito tempo, a estação ficava muito próxima, alguns metros, de uma enseada na baía de Guanabara. Anos mais tarde, esta enseada foi aterrada.


Originalmente a estação ter-se-ia chamado Vila Laje.



Durante décadas, Neves foi uma estação isolada das outras ferrovias - da Leopoldina, especificamente, cuja linha de Niterói a Itaboraí passava ao seu lado, cruzando a linha da Maricá ao lado da estação de Neves.


Ao sair da estação, o trem percorria um pequeno trecho da linha Niterói-Itaboraí até um desvio, onde seguia até Maricá. Na foto abaixo, o trem de subúrbio ainda passava ao lado de Neves, onde ele não parava.


Neves não fazia parte da linha do litoral, ficava apenas perto dela. Era Neves o ponto inicial da E. F. Maricá: somente muito mais tarde foi que a Leopoldina e a Maricá fizeram um acordo de tráfego mútuo e os trens para Cabo Frio passaram a sair da estação de General Dutra.



"Segundo me contaram, o trem partia de Neves, seguindo o que hoje é a rua Oliveira Botelho, paralela à linha que vinha de Niterói, fazendo isso por mais ou menos 1 km e, chegando em Vila Lage, virava para a vidreira, cruzando a linha de Niterói e seguindo pela av. Dr. Lúcio Tomé Feiteira até o Barro Vermelho, seguindo pelo que hoje é a rua Jurumenha e já no bairro de Santa Catarina pega a atual av. Maricá (que mantém no nome o destino do trem que passava por ali), até sair de S.Gonçalo e daí em diante eu não sei mais qual era o trajeto dela" (Carlos Eduardo Soares da Cruz, Niterói, RJ, 02/2004).


Próximo à estação de Neves, ficava o desvio ferroviário para a E. F. Maricá, hoje rodoviário, em Vila Lage. Não há ali vestígios da ferrovia. Foi tudo asfaltado (Carlos Latuff, 06/2003).


Aparentemente o primeiro trecho desativado do Ramal de Cabo Frio da EF Maricá foi a partir de 1962 entre Virajaba e Cabo Frio.



Com a desativação da linha de Maricá em 1966, o prédio passou a servir de quartel e depois abrigou a 73ª DP, servindo de arquivo e carceragem para a polícia. Existiam até marcas de bala nas paredes.


Localização: Rua Oliveira Botelho, 1677 - Neves, São Gonçalo - RJ



Fontes e Links:

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page