top of page

EFM - Oficina e Estação Sete Pontes



A oficina Sete Pontes foi inaugurada em 30 de dezembro de 1942 e deu o nome ao quinto distrito do município de São Gonçalo. Era composta pelo prédio das oficinas, estação, caixa d'água, um galpão, um girador de locomotivas, uma escola de aprendizes e a residência do engenheiro chefe.



"Sobre a estação de Sete Pontes, parece que ela ficava ao lado das oficinas da E. F. Maricá. Mesmo após a erradicação da linha, a oficina sobreviveu até o início dos anos 1990, quando teve seus trilhos arrancados. Não demorou muito para que o complexo fosse ocupado por diversas famílias. Hoje existe no local uma escola que, pelo estilo da sua varanda lateral, acredito que tenha sido a estação (apenas uma hipótese). Há poucos meses atrás estive conversando com alguns moradores e alguns deles afirmaram que a referida escola pertenceu a ferrovia. Eles só não sabem dizer o que ela teria sido" (Cleiton Pieruccini. 29/10/2009).



"Estive em Sete Pontes há algumas semanas. O prédio das oficinas hoje serve como moradia a inúmeras famílias. Além deste prédio, segundo o Sr. José Rosa, ferroviário aposentado que trabalhou ali, no local existiam um galpão, um girador de locomotivas, uma escola de aprendizes, a residência do engenheiro chefe e a estação, inaugurada na década de 1940. O que pude constatar é que além do prédio das oficinas a estação também está de pé, mas é impossível tirar fotos pois jaz em meio a inúmeras casas e encontra-se extremamente descaracterizada" (Cleiton Pieruccini, 20/4/2010).



Localização da Oficina: Quadra das ruas Dr. Jurumenha, Clóvis Bevilacqua e Dr. Getúlio Vargas, Santa Catarina, São Gonçalo - RJ.


Localização da estação: Na Rua Dr. Getúlio Vargas, na altura do número 2377, Santa Catarina, São Gonçalo - RJ.



Fontes e links:



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page