Tamoio Futebol Clube, anteriormente conhecido como Tamoyo Futebol Clube, é uma agremiação esportiva de São Gonçalo fundada em 17 de novembro de 1917. Além dos esportes amadores, o clube já contou com equipes de futebol profissional e chegou a empatar com o Clube de Regatas do Flamengo por 3 x 3, em um amistoso realizado em 19 de novembro de 1949. Em 29 de novembro do no ano seguinte, o urubu meteu 9 x 0 no time gonçalense. O Clube, ao lado de Metalúrgico e do Mauá, formavam o “Trio de Ferro” do futebol gonçalense. O Tamoio foi campeão do Campeonato Citadino de São Gonçalo em 1931, 1946, 1952 e 1954.
Houve uma época em que os holofotes eram apontados para São Gonçalo, com a abertura oficial do carnaval carioca. Realizados no Tamoio Futebol Clube, os concursos de fantasias de luxo e originalidade eram transmitidos ao vivo pela TV Globo e, posteriormente, pela TV Manchete. Durante as décadas de 60, 70 e 80, o famoso concurso abria oficialmente, na sexta-feira, o carnaval carioca, com a presença ilustre de grandes artistas como Wilza Carla, Evandro Castro Lima, Flávio Rocha, Clóvis Bornay, entre outros.
Eram famosos também os bailes de carnaval no ginásio do clube, onde os foliões se divertiam. Eram épocas que não se contratavam seguranças, o que ficava a cargo dos próprios sócios. Vestidos de índios, além de cair na folia, também mantinham a ordem no salão. Eram apelidados de “carcarás”.
Há aproximadamente 50 anos, o Tamoio criou um moderno parque aquático que ainda é bastante frequentado pelos associados até hoje. Antes da pandemia, o clube vinha sendo utilizado mais para palco de shows de música popular, recebeu feiras de moda, formaturas de colégios, saraus como o tradicional Uma Noite na Taverna e outros eventos.
Em março de 2021 o Tamoio Futebol Clube foi reconhecido como patrimônio público e cultural do município de São Gonçalo pelos desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ). Os magistrados atestaram a constitucionalidade do projeto de lei 704/2017 aprovado pela Câmara de Vereadores de São Gonçalo justamente no ano em que a instituição, fundada em 1917, comemorou seu centenário.
Em maio de 2021 a Secretaria de Esporte e Lazer de São Gonçalo, com o objetivo de realizar a inclusão social de pessoas com deficiências físicas e mentais por meio do esporte, incluiu em seu quadro de atividades oferecidas à população o Projeto Curumim, que oferece aulas gratuitas de capoeira inclusiva para pessoas com múltiplas deficiências. As aulas acontecem às terças e quintas, das 18h às 19h, no Clube Tamoio.
Atualmente o projeto conta com nove pessoas com deficiências e o auxílio de dois instrutores, além do Mestre Antônio. Os responsáveis de crianças e adolescentes que tiverem interesse em participar do projeto podem ir até o Clube Tamoio nos dias das aulas e procurar o Mestre Antônio.
Hoje o clube ainda passa por dificuldades. Não é, nem de longe, aquele dos tempos áureos, de salão abarrotado de plumas e paetês. Porém, nós gonçalenses, precisamos perpetuar essa história e não deixar que esse patrimônio da nossa cidade fique apenas na lembrança, como a dos extintos índios que deram nome ao clube: os Tamoios.
Localização: Av. Pres. Kennedy, 101 - Brasilândia, São Gonçalo -RJ
Texto retirado da Wikipédia, do site Sim São Gonçalo e dos jornais O São Gonçalo e Plantão Enfoco.
Imagens extraídas do site Sim São Gonçalo.
Links:
Comentários