top of page
culturartesg

Fazenda Jacaré/Patronato de Menores



O primeiro registro que se tem da Fazenda (ou sítio) do Jacaré é sua aquisição, em 1809, por William Harvey que chegara ao Brasil no ano anterior, na comitiva do príncipe regente Dom João, depois Dom João VI. O inglês investiu na chamada Via Porto Velho, comprando a fazenda onde construiria uma casa grande singular para a região, pois era nos moldes britânicos.


A região era conhecida como Campo dos Frades (cuja memória hoje é mantida pela Rua dos Frades, embora não houvesse frade nenhum na área, mas um poço com construção protetora ao estilo jesuítico, daí resultando o uso popular da denominação.


A designação de Jacaré da fazenda talvez esteja ligada não ao animal (jacaré: do Tupi-Guarani: jaeça-caré = o que olha de banda), mas sim a abundância de uma palmeira com o tronco com aparência da pele de Jacaré, da árvore Pau Jacaré (Piptadenia gonoacantha) no local.


Dizem que em 30 de abril de 1847 o então Imperador D. Pedro II visitou pela primeira vez São Gonçalo, e almoçou na Fazenda Jacaré.


Em 1908, a casa grande da chácara Jacaré serviu de hospital, durante a epidemia de varíola, e em 1910 foi criada a primeira escola estadual do já bairro do Jacaré (e que depois virou Patronato-Paraíso).

A esta altura dos acontecimentos, a chácara já pertencia ao coronel José Ferreira de Aguiar, que a vendeu ao governo do Estado em 1912, em 10 de abril, para nela ser instalada uma colônia de alienados. Como não havia o dinheiro no orçamento estadual, em 10 de maio seguinte foi aberto crédito especial no valor de 16.300$000 para o pagamento da compra efetuada no mês anterior, ao mesmo tempo em que era iniciada vigorosa campanha contra o fim destinado ao imóvel, que acabou por não ter sua finalidade concretizada. Somente em 1915, por lei foi autorizada sua doação para a criação de colégio agrícola e em 1916 foi feita a escritura de doação modal (em caso de perda da finalidade, o bem retornaria ao Estado) em favor do Patronato de Menores Abandonados do Estado do Rio de Janeiro.


Em 1917, com sistema de internato destinado apenas a órfãos do sexo masculino e com rígido sistema de ensino, funcionou o Patronato de Menores.


Em 1948 foi denominada como Vila Éden. Quando elevada a categoria de bairro, passou a se chamar Patronato, fazendo referência ao antigo Patronato de Menores.


O prédio ainda pode ser visto no local, estando em péssimo estado de conservação (ruínas). A capela existente na Fazenda Jacaré foi ampliada e é a atual Igreja de Nossa Senhora Aparecida.



Endereço: Rua Patronato, 321, Patronato, São Gonçalo - RJ (Logo ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Aparecida.


Fontes textuais e de imagens:


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
Post: Blog2_Post
bottom of page