O bairro de Santa Isabel fica localizado na cidade de São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Possui a fazenda mais bem preservada do município e pioneira em inseminação artificial de gado bovino do Estado, possui uma igreja construída por escravizados e reconhecida pelo próprio Vaticano e uma fazenda que foi um dos locais preferidos da família imperial.
A Fazenda de Itaitindiba originou-se da sesmaria doada a um padre jesuíta em 1687. No terreno encontra-se a Capela de São José, construída por escravizados no fim do século XVII e reconhecida pelo Vaticano em 1780. Tanto a casa sede, datada do final do século XVII, quanto a capela passaram por diversas reformas de conservação.
Fazenda da mais antigas na região, escravocrata como todas na época. Seu nome é de origem tupinambá e significa lugar de muitas pedras brancas. A fazenda fazia divisa com a sesmaria dos índios demarcada após o conflito entre os fazendeiros com os índios do aldeamento de São Barnabé. Foi adquirida e reformada pela família como nos diz a atual proprietária em entrevista ao TV Win. Sua localização aproximada é a divisa entre três municípios, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá no Estado do Rio de Janeiro.
A fazenda pertence à família de Maria Cecília dos Santos de Magalhães desde o fim da década de 60. Foi comprada por seu pai, Alfredo Jorge Magalhães.
Em escavações, foram encontradas máquinas do antigo Engenho de Farinha que havia no local e que hoje adornam a varanda da casa. O forno da farinha e o local onde se amassava a mandioca também ficam expostos na fazenda.
O local também é cenário de lendas e ditos locais. Diz-se que na época do tenentismo um homem cavou um buraco com 1,5 metro de altura, a cerca de 1 km da casa e ficou lá escondido para fugir de perseguições. Um dito da região é que quando a serra encontra-se coberta de nuvens e vai chover, vê-se "o véu de Dona Laura", antiga dona do local.
Para visitar o local é preciso agendar com os proprietários pelo telefone.
Texto extraído dos sites Instituto Histórico e Geográfico Itaborahyense, TV Win e Mapa de Cultura (links abaixo);
Imagens retiradas do site Instituto Histórico e Geográfico Itaborahyense e da página de Facebook Curto SG (links também abaixo).
Endereço: Estrada Laura Faria (Antiga Estrada de Itaitindiba), 2.199, Santa Isabel, São Gonçalo
Telefone: (21) 3606-4339 / (21) 3712-7834
Saiba mais:
Comments