top of page
culturartesg

EFL - Vila Lage (Integração EF Maricá)


Próximo à estação de Neves, ficava o desvio ferroviário para a E. F. Maricá, hoje rodoviário. O nome era Ligação Maricá, também chamado de Vila Lage, nome do bairro em que a integração ficava e que foi construído no ano de 1920, para abrigar os trabalhadores do estaleiro da Costeira S/A do famoso empreendedor Henrique Lage. O Vila Lage faz parte do 4º distrito de São Gonçalo.



"Hoje em dia, não há ali vestígios da ferrovia. Foi tudo asfaltado" (Carlos Latuff, 06/2003). "Segundo me contaram, o trem para Maricá partia de Neves, seguindo o que hoje é a Rua Oliveira Botelho, paralela à linha que vinha de Niterói, fazendo isso por mais ou menos 1 km e, chegando em Vila Lage, virava para a vidreira, cruzando a linha de Niterói e seguindo pela Av. Dr. Lúcio Tomé Feiteira até o Barro Vermelho, seguindo pelo que hoje é a Rua Jurumenha e já no bairro de Santa Catarina pega a atual av. Maricá (que mantém no nome o destino do trem que passava por ali), até sair de São Gonçalo e daí em diante eu não sei mais qual era o trajeto dela" (Carlos Eduardo Soares da Cruz, Niterói, RJ, 02/2004).



Há quem diga que neste local teve a filmagem de um episódio de Shazan, Xerife & Cia. Os personagens Shazan (Paulo José) e Xerife (Flávio Migliaccio) foram criados por Walther Negrão na novela O Primeiro Amor, exibida em 1972. A dupla fez tanto sucesso na época que o autor decidiu dar continuidade às histórias dos personagens num seriado.


Os personagens viviam suas aventuras a bordo da “camicleta” , um veículo que funcionava como uma mistura de bicicleta com caminhão. Eles percorriam as estradas do país e se envolviam em várias aventuras, que acabavam desviando os dois do objetivo de encontrar a peça mágica. A “camicleta” era um veículo com um aspecto circense e funcionava como uma casa e oficina ambulantes. O veículo lembrava o Táxi Maluco dos circos do interior e reunia inúmeros objetos, como um chuveiro e uma foto de Santos Dumont, símbolo do inventor brasileiro.


Localização: Encontro da Rua Lúcio Tomé Feteira com a Rua Dr. Alberto Torres.


Fontes e Links:



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Les commentaires ont été désactivés.
Post: Blog2_Post
bottom of page