O bairro do Laranjal faz parte do 3º distrito de São Gonçalo (Monjolos) e teria se originado da imensa Fazenda Laranjal, pertencente ao senhor Júlio Pedroso Lima desde 1903.
Seguimos rumo pela ferrovia na Parada Laranjal que recebeu o nome do bairro, mas não a encontramos, não há fotos nem sinais do que poderia ter sido a plataforma, apesar de registros confirmarem a localização exata.
Segundo um comerciante que ocupa o lugar onde os trilhos passavam, a parada Laranjal não existiu. Provavelmente era uma parada não-oficial, onde o trem só parava certas vezes.
A situação encontrada neste trechos de linha é simplesmente inacreditável, as casas avançaram sobre a linha, transformando-a em quintal, em moradia ou em comércio. As fotos a seguir são de 2010, 2011 e 2013 respectivamente. Elas demonstram os avanços das construções sobre a via e também na última foto nota-se a ausência da sinalização do cruzamento e também não há mais os trilhos. Ao que tudo indica a plataforma ficava onde aparece a casa de tijolos destelhada à esquerda da foto de 2010. Em 2013 essa mesma casa possuía até mesmo quintal.
Março de 2010
Agosto de 2011
Setembro de 2013
Localização: Esquina da Rua José Rosendo de Souza e Rua Franculino Menezes Siqueira, Laranjal, São Gonçalo-RJ.
Fontes e links:
Comments