Jardim Catarina é um bairro fluminense pertencente ao distrito de Monjolos, no município de São Gonçalo. Apesar de possuir uma faixa de terra menor do que outros bairros de São Gonçalo, Jardim Catarina é considerado o maior loteamento da América Latina. O bairro recebeu este título devido ao grande número de domicílios.
A origem do Jardim Catarina remonta a antiga Fazenda Laranjal, cujo o seu proprietário foi o senhor Júlio Pedroso Lima que a comprou em 26 de junho de 1903 do Banco da Republica do Brasil S/A.
E um bairro tão grande e importante não poderia deixar de ter uma parada na ferrovia para chamar de sua. A Parada Jardim Catarina era uma plataforma feita de madeira e ferro de trilho. A plataforma, depois da desativação da linha em 2007, meio que passou a fazer parte do bar que ficava logo ao lado, que sugestivamente já chegou a se chamar "Bar da Estação". Servia como mesa, cadeira ou arquibancada. Pela proximidade do ponto de ônibus e por causa da sombra da árvore que tinham por lá e do próprio telhado do bar, servia também aos passageiro que esperavam seu ônibus chegar.
Mas, já em 2021 pelos registros no Google Maps, o que restava da plataforma foi removido sobrando apenas os trilhos que lhe davam sustentação. Abaixo seguem as imagens respectivamente: do mapa visão aérea, da plataforma em 2011 bem de perto, em 2015 vista da Rua Adelaide Lima e o que sobrou dela em 2021 vista da RJ-104.
Mapa Vista Aérea
2015
2019
2021
Localização: Na agulha entre a Rua Adelaide Lima na altura do número 250 e a RJ-104, Jardim Catarina, São Gonçalo-RJ.
Fontes e Links:
Comments