O bairro Antonina se encontra no 1º Distrito de São Gonçalo e nesse bairro está a nossa próxima parada: Capim Melado. O nome curioso da parada é o nome de uma espécie nativa do Brasil que tem por nome científico Paspalum dilatatum e também é conhecido por grama comprida, capim comprido e grama das roças. Não encontramos o porquê da parada receber esse nome e não do bairro onde está localizada, visto que esse é o padrão de nomenclatura da ferrovia. Uma possibilidade é que talvez esse era o nome antigo do bairro ou região, ou talvez pela abundância desse tipo de vegetação na área da parada.
Tem muito pouca informação disponível sobre essa parada e quem a olha hoje parece que foi uma estrutura simplória: caixa de alvenaria com terra socada dentro, mas graças a um registro de 2001, descobriu-se que na verdade a parada era bem desenvolvida, contava com cobertura, muros e rampa de acesso. O que nos faz perguntar se também não foi o caso das outras paradas que só temos registro delas como plataformas toscas, mas que na verdade tinha uma estrutura maior.
Outro detalhe particular dessa parada é que o desembarque dela era virada para o lado oposto da maioria das demais paradas e estações. Seu embarque/desembarque era para a esquerda se em direção a Itaboraí e à direita quando em direção a Niterói.
Localização: Na Avenida Presidente Kennedy em frente à Rua Professora Eurídice de Almeida, no Bairro Antonina, São Gonçalo-RJ.
Fontes e links:
Comments