top of page
culturartesg

EFL - Estação Pedro de Alcântara / Lampadosa



Alcântara é um bairro localizado no 1° distrito do município de São Gonçalo . Seu nome homenageia o imperador brasileiro Dom Pedro de Alcântara. O topônimo vem do árabe al-qantara (ou al-kántara), que significa “arco”, “ponte” ou “ponte de pedra”.



O bairro surgiu junto a uma estação de trem da Estrada de Ferro Leopoldina e se desenvolveu no cruzamento da rodovia estadual RJ-104 - construída na década de 40 e que faz ligação da capital com o norte fluminense -, com o antigo traçado da Estrada Geral que fazia ligação das antigas fazendas do extremo oeste do município (Pachecos e Santa Izabel) à sua sede (Centro) e aos antigos portos do município.



A estação de Pedro de Alcântara foi inaugurada em 9 de julho de 1927. Depois tornou-se somente Alcântara e depois chegou a ser chamada também de Lampadosa. Alcântara é uma bela estação, típica da Leopoldina, pintura amarela e cinza, telhado antigo, suportes curvados para a extensão do telhado que cobria a plataforma.




Onde era a estação está totalmente abandonado e pichado, telhado da plataforma despencado, mato muito alto, dificultando o acesso da rua até a estação, o prédio da estação continuou ali ao lado da linha vendo o trem passar até 2007, quando ele parou. Continuava servindo de moradia em 2010 e o dístico com o nome antigo (Lampadosa) ainda existia, mas a face da estação que é virada para a travessa está completamente descaracterizado.



Localização: Acesso à estação pelo matagal na esquina das Avenidas Domingos Damasceno Duarte e Presidente Kennedy e fundos da estação ao final da Travessa João Antero de Souza, Alcântara, São Gonçalo-RJ.


Fontes e Links:

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
Post: Blog2_Post
bottom of page