O Maciço de Itaúna em São Gonçalo, guarda uma riqueza natural com mais de 60 milhões de anos de idade, que vem despertando cada vez mais os estudos dos geólogos e também a procura dos praticantes de Voo Livre. Para não citar os visitantes, que aproveitam para apreciar a bela vista da Bahia de Guanabara e seus atrativos.
Mas, a turma do “Sonho de Ícaro” quer mesmo é voar. Com cerca de 300 metros de altitude e com algumas das melhores condições climáticas de todo Estado do Rio de Janeiro, o Maciço de Itaúna dá aos praticantes de parapente e asa-delta quase a certeza de que céu é o limite.
Os saltos de parapente no Maciço de Itaúna, permitem que os esportistas atinjam grandes altitudes em pouco tempo, devido à qualidade de suas térmicas, que se formam periodicamente em torno da rocha, proporcionando assim a excelente performance dos esportistas que visitam o local, oriundos de diversos lugares do Brasil.
Com a abertura da estrada que viabiliza a chegada dos veículos ao cume do Maciço, será privilégio dos visitantes também conhecer as futuras instalações do projeto eco científico no local, que é de relevante interesse ambiental, sendo pleiteada a criação de uma Unidade de Conservação de acordo com a respectiva lei federal. Durante os finais de semana estima-se uma demanda de aproximadamente 250 pessoas.
Para os especialistas em Geologia o local apresenta em suas encostas as rochas magmáticas, resultantes do vulcanismo explosivo. Mas geólogos tranquilizam a população que esse vulcão está extinto definitivamente e não há o menor risco de voltar à ativa. Em compensação as possibilidades do Maciço se tornar um centro de estudos geológicos são grandes.
Além de turismo ecológico e científico, a vista lá de cima é realmente muito linda, tendo como cenário a Serra de Friburgo, O Dedo de Deus, Ponte Rio Niterói, Baia de Guanabara, Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, os dois últimos na Cidade do Rio de Janeiro, além disso, ainda vislumbram uma linda paisagem da Área de Proteção Ambiental(APA) em São Gonçalo. Ainda tem um pedaço da Mata Atlântica que pode ser admirado.
Texto retirado do blog Turismo em Cena (link abaixo).
Imagens extraídas dos sites Turismo Rio Bonito e Google Maps (links também abaixo).
Mais sobre:
https://turismoriobonito.blogspot.com/2014/08/sao-goncalo-rj-atrativos-turisticos-de.html
https://turismoemcena.wordpress.com/2012/04/22/macico-de-itauna-uma-aventura-por-sao-goncalo/
http://www.ppegeo.igc.usp.br/index.php/GEOSP/article/view/7030
http://blogdojornalistaassueres.blogspot.com/2011/07/o-dia-em-que-o-vulcao-adormecido-de-sao.html
コメント