top of page

Relógio do Sol da Parada 40



É no bairro Parada 40 que encontramos na Praça Ayrton Senna, um monumento que não existe em nenhum lugar do mundo. Um privilégio de gonçalense que a maioria não conhece. Por conta do famigerado corre-corre, não há tempo para apreciar, nem mesmo por cinco minutinhos.

Inaugurado em 30 de setembro de 1990, o monumento foi construído pelo escritor e artista plástico Décio Machado, com seus próprios recursos, em homenagem ao centenário da emancipação política e administrativa do município. É o único relógio de sol vertical com duas faces do mundo.

O relógio de sol foi uma das primeiras descobertas humanas, datando de 5.000 anos a.C pelos chineses. O relógio goncalense, com as suas duas faces, representam a cultura chinesa e Grécia antiga, e a outra a cultura Egípcia.

Por conta de depredação de uma minoria que não valoriza o patrimônio da cidade, foi preciso a restauração em dezembro de 2010, com reinauguração do monumento.


Presente na solenidade de inauguração, o fundador da obra, o artista Décio Machado, ficou muito emocionado por ver sua criação recuperada: “Estou muito feliz com essa conquista, que não é só minha, mas de todo povo gonçalense. Agradeço o apoio de muitas pessoas, como o amigo da empresa Mundo do Acrílico, que forneceu o material usado na reforma, e a prefeitura da cidade”, disse o artista.


Foi apresentado à câmara municipal de São Gonçalo em 2019 um projeto de lei que propõe o tombamento do Relógio de Sol. A proposição afirma que o monumento tem um grande valor "histórico e cultural" para a cidade, justamente por ser o único relógio de sol vertical com duas faces do mundo.


Fico contente em ver que a cultura de São Gonçalo está sendo valorizada. Espero que outros monumentos e fatos históricos da cidade também recebam o mesmo tratamento.



Localização: Praça Ayrton Senna, próximo à Rua Dr. Francisco Portela, 2.280, Parada 40, São Gonçalo-RJ.


Texto extraído dos sites Jornal Daki, Território Gonçalense Provisório, São Gonçalo Turismo, Território Gonçalense e A Política RJ, links abaixo.

Imagens retiradas dos sites Jornal Daki e Território Gonçalense, links também abaixo.


Saiba mais:



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page