A Praça Chico Mendes (em homenagem ao ambientalista e ex-seringueiro famoso no Norte do País) foi inaugurada na década de 1990 e com uma história muito forte e ligada ao comércio local arrastava jovens para a prática de esportes na praça, que possuía três quadras e uma pista de Skate. A noite a Praça era tomada por jovens e adultos que buscavam diversão nos diversos bares que tinham em volta da praça, que chegou a receber shows de bandas de rock e festivais de Skate.
Mesmo com tanta movimentação e vida na praça a ex-prefeita Aparecida Panisset resolveu reformular a praça, fazendo um investimento alto na sua reforma, e também optou pela modificação do o nome da então Praça Chico Mendes para Praça da Bíblia. E em 2012, último ano de seu último mandato, a então prefeita Aparecida Panisset, junto de seu Secretário e irmão, Márcio Panisset, inauguraram a Praça da Bíblia, sob muitas vaias e vários protestos, a prefeitura de São Gonçalo entregou a praça sem as três quadras e sem a pista de Skate, que em seus lugares tinham sete esculturas enormes e consideradas, até mesmo por quem defendia a Praça da Bíblia, muito esquisitas. A Praça foi inaugurada sem o término de sua obra, que até hoje não ocorreu.
Com a Praça toda cercada e fechada durante muito tempo, o comércio local praticamente parou, o movimento local caiu quase 80% sem as atrações da Praça e a fuga dos jovens para locais "mais divertidos" para se ficar.
Após Aparecida Panisset entrou a gestão do Neílton Mulin, que em 4 anos de mandato conseguiu apenas abrir os cadeados durante o dia e fechar durante a noite, nada além disso foi feito nessa gestão.
Já a gestão de José Luiz Nanci investiu cerca de 700 mil reais na reforma da parte que ainda leva o nome de Praça Chico Mendes, a parte de trás da Praça que dá para a Rua Raul Veiga, e a mudança no local já é absurda, com uma quadra nova, a pista de skate, brinquedos para crianças e equipamentos para prática de esportes, é normal encontrar movimento nessa parte da Praça, com jovens praticando esporte durante o dia, e se divertindo na parte da noite.
Com tudo isso, tem muito a se fazer na Praça, já que a parte da frente está, ainda, totalmente abandonada, e é comum passar durante o dia e ver Cavalos pastando dentro de uma praça afogada no matagal que toma conta da, hoje, Praça da Bíblia. Falta iluminação na parte da frente da praça durante a noite é existem muitos moradores em situação de rua acampando na Praça.
"Eu antes passava por aqui sem medo, não existia preocupação em ser assaltado, pois tinha muito movimento, crianças e jovens brincando nas quadras e na pista de Skate, tinha gente que vinha de longe pra cá, sentava no bar, tomava uma cerveja, escutava um som, se divertia. Hoje eu procuro passar longe da Praça, pois é deserta, não tem movimento, com isso somem comerciantes, e aumentam os assaltos, diversos assaltos acontecem por aqui, e ninguém nunca faz nada..." Disse Altamir Soares, aposentado é morador da região.
Vale lembrar que grande parte do dinheiro investido na revitalização de parte da praça veio de um acordo com a Secretarias de Meio Ambiente e o Atacadão, que para ter liberação para sua construção (na Avenida Maricá) precisou investir no que foi feito na Praça, mas a pergunta é até quando os moradores e a população em geral poderão passar com segurança no local.
A Praça que um dia foi uma homenagem a um militante pro meio ambiente, que outro foi uma homenagem ao livro mais antigo do mundo e da maior religião praticada no Brasil, hoje é um verdadeiro pasto para cavalos durante o dia e um subterfúgio para assaltantes na parte da noite. De certo é que do jeito que tá, não dá pra ficar, a população precisa de respostas.
Localização:
Praça da Bíblia: Cercada pelas ruas Joaquim Laranjeiras, Lindolfo Collor e Tiago Cardoso.
Praça Chico Mendes: Cercada pelas ruas Joaquim Laranjeiras, Lindolfo Collor e Estr. Raul Veiga.
Ambas Praças estão no Bairro Raul Veiga, São Gonçalo-RJ.
Texto retirado do site Rádio Esporte Metropolitano.
Imagens do Google Maps. Links abaixo.
Sobre:
Comentarios