top of page

Parque Ambiental Praia das Pedrinhas - Piscinão de São Gonçalo



O Parque Ecológico Praia das Pedrinhas, conhecido como Piscinão de São Gonçalo, foi inaugurado em 2004 e custou R$ 13 milhões aos cofres públicos. Foi fechado em 2008, reabriu em 2010, ao custo de R$ 4 milhões empregados na revitalização, e fechou novamente em 2014. O espaço ocupa uma área total de 60 mil metros quadrados, o lago artificial tinha nove mil metros de extensão e capacidade para 12 mil metros cúbicos de água, que era retirada da Baía de Guanabara. No verão e em períodos de férias, recebia até quatro mil frequentadores nos fins de semana. A pista de caminhada tem 580 metros e três academias funcionavam no espaço, sendo uma delas exclusiva para a terceira idade.


Além disso, um campo e uma quadra para esportes praticados na areia, um parque voltado para crianças, três quiosques, além de um palco em formato de anfiteatro numa área com capacidade para até sete mil pessoas. Também foram construídos banheiros, postos médico e de guarda-vidas.


Desde 2014 o piscinão está abandonado e coleciona descaso. Além de ter sido totalmente depredado, o local é usado apenas para poucas pessoas que caminham ao redor do antigo lago artificial, ou serve de atalho para quem segue para a BR-101.


O mato está alto, todo o cercamento foi retirado, roletas quebradas, banheiro depredado, equipamentos de ginástica e nem de longe o espaço lembra os áureos tempos. Além da atração principal, o lago em si, todo o local era muito utilizado não só por gonçalenses, mas por pessoas de outros municípios, como Itaboraí, por exemplo.


O prédio onde funcionava a antiga administração e o posto de salva vidas foram poupados das ações de vandalismo. A Prefeitura de São Gonçalo confirmou que já está atuando junto ao governo estadual para que a população volte a contar com a área de lazer. A Secretaria de Gestão Integrada e Projetos aguarda reunião com a Secretaria Estadual do Ambiente para definir estratégias conjuntas que possam garantir a reabertura do piscinão de São Gonçalo e seu entorno. A pasta e o Inea confirmaram o diálogo e informaram que estão sendo elaborados projetos para o local. Assim que estiverem concluídos será dado início ao processo de licitação.


A possibilidade de municipalização é assunto antigo entre a Prefeitura de São Gonçalo e o Governo do Estado. Desde 2014 muito se foi discutido sobre o parque, com a concessão do local para a iniciativa privada e pública além de um edital para realização de estudos para reativar o local. A administração municipal reforçou também que, nesta fase inicial, a prioridade é conversar com o governo do Estado a fim de encontrar uma solução. Mas a secretaria também trabalha na elaboração de projetos a serem desenvolvidos no local.



Texto escrito por Raquel Morais e retirado do jornal A Tribuna (link abaixo).

Imagens extraídas do jornal A Tribuna e do jornal O São Gonçalo (links também abaixo).



Endereço: Rod. Gov. Mário Covas, Km 312, s/n - Boa Vista, São Gonçalo - RJ, 24466-270


Mais sobre:


Notícias:

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page