top of page

A.P.A. Alto do Gaia



Na Serra de Itaitindiba fica a Área de Proteção Ambiental do Alto do Gaia e recebeu esse nome devido ao ponto mais alto do município de São Gonçalo, o Alto do Gaia, com aproximadamente 534 metros de altitude. Consegue-se observar de lá muitos municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e parte da Área de Proteção Ambiental de Guapimirim. A Área de Proteção Ambiental (APA) do Alto do Gaia foi criada em 2018.

O Alto do Gaia localiza-se dentro da propriedade da Fazenda Santa Edwiges, no final da Estrada de São Tomé, no bairro de Santa Izabel e está aberto para visitação pública. É importante estar acompanhado de alguém que saiba chegar ao local.

A região oferece diversas opções de trilhas, começando por Santa Izabel ou Rio do Ouro, e podendo terminar no município vizinho, Maricá. O trajeto fornece diversas subidas ao longo da caminhada, garantindo um visual de tirar o fôlego para os aventureiros, propiciando a vista de grande parte de São Gonçalo e Maricá, culminando em grutas na parte mais baixa do caminho, local ideal para fazer um lanche ou parar para descansar.

Para se chegar ao local, você pode optar por fazer uma caminhada de aproximadamente 2h ou utilizar veículos.



Texto retirado da página São Gonçalo Turismo, Jornal Daki e da página de instagram Saogoncalogram (Links abaixo).

Imagens extraídas do Google Maps e da Página São Gonçalo Turismo (links também abaixo).


Saiba mais:



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page