Criada em 2011, a Batalha do Tanque deixa grande legado para os jovens da cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro.
“Isso é roda cultural, batalha do Tanque, o que vocês querem ver? Sangue!”
Esse foi o lema que, por muito tempo, dominou o público da Batalha do Tanque, um duelo de MCs, realizado na Praça dos Ex-Combatentes no bairro do Patronato em São Gonçalo-RJ. O fenômeno do Tanque foi crucial para a geração de oportunidades destinadas aos jovens da segunda cidade mais populosa do estado, além de dar notoriedade para a cultura urbana dentro do município.
Fundada como Roda Cultural de São Gonçalo, a Batalha do Tanque faz parte de um vasta lista de eventos culturais que estão presentes por todo o estado do Rio de Janeiro. Sua ideia inicial era reunir os jovens artistas da cidade com o intuito de propagar a cultura local, a batalha de rimas, gradativamente, se tornou o principal e único destaque do evento.
A roda atingiu seu auge entre os anos de 2013 a 2016 e pôde aumentar seu espaço para as batalhas de MCs. A qualidade de produção e edição dos vídeos dos duelos foram aprimoradas e isto, além de aumentar as visualizações das batalhas divulgadas na plataforma do Youtube, colaborou com a expansão do público frequentador do evento.
O rapper Renan Guimarães, mais conhecido como Naan, foi um dos primeiros nomes provenientes do Tanque a ganhar visibilidade nacional. Em 2013, o rapper ganhou a edição estadual da batalha de rimas e representou o Rio de Janeiro no Duelo Nacional de MCs, que reúne anualmente, em Belo Horizonte, os campeões de todos estados do Brasil.
Segundo o rapper, a consolidação da Batalha do Tanque entre as principais batalhas de rimas do Brasil foi crucial para a recente evolução do cenário atual do rap:
“Sem o Tanque não teria nenhum desses artistas que estão em destaque hoje. Não teríamos Orochi, o Choice, o Xamã, o Class A, o BuddyPoke, o MODE$TIA, a 1Kilo. Foi uma grande leva que saiu direto do evento para se tornar muito importante para o cenário atual do rap.”, disse o músico.
Texto escrito por Emanuel B. Leite e retirado do site Medium.com (link abaixo).
Imagens extraídas do Twitter oficial e RioFilm Comission (links também abaixo).
Endereço: Praça dos Ex-Combatentes, Patronato, São Gonçalo.
Dia e Horário: Variável, checar no Instagram.
Twitter: https://twitter.com/BatalhaDoTanque
E-mail: batalhadotanque.contato@gmail.com
Telefone: (21) 99615 - 9636 ( Felipe )
Mais sobre:
Notícias:
Comentarios